O Instituto Rio Branco deve lançar novo edital para carreira de diplomata ainda em dezembro. Serão abertas 105 vagas, com remuneração inicial de R$ 7.183,91. O órgão publicou nesta terça-feira (29) a portaria que autoriza o processo de seleção no Diário Oficial da União (Seção 3, página 53).
Para seguir carreira diplomática, o candidato deve ter mais de 18 anos e formação em nível superior. Além disso, tem que estar disposto e bem preparado. A previsão é de que o certame terá quatro fases. A primeira trata da prova objetiva, de caráter eliminatório, englobando questões de língua portuguesa, história do Brasil e mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de direito, direito internacional e economia.
A segunda fase, de redação, é eliminatória e classificatória. Já a terceira etapa terá prova discursiva de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de direito e direito internacional público e noções de economia. A quarta e última parte terá prova escrita, de caráter classificatório, de uma segunda língua estrangeira, que deve ser da escolha do candidato. Estão disponíveis as opções alemão, árabe, chinês (mandarim), espanhol, francês, japonês, ou russo.
A última seleção do IRB foi organizada pelo Cespe/UnB. As provas foram aplicadas no dia 11 de fevereiro. Ao todo, 8.677 candidatos disputaram as vagas. As provas ocorrerão por todo o Brasil, nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Agenda de Concursos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário